Faça sempre uma revisão periódica à sua bicicleta e mantenha-a limpa, mesmo que seja uma limpeza rápida, ajudará a manter as peças a funcionar e a aumentar a durabilidade da bicicleta.
A sujidade desgasta os componentes e reduz a fluidez das peças. Consequentemente, isto diminui a performance da bicicleta, logo é muito importante que a mantenha sempre limpa e lubrificada. A seguir damos-lhe 15 dicas de limpeza e manutenção de bicicletas.
Limpeza da bicicleta:
Os componentes móveis da bicicleta sujeitos a fricção, como pratos, carretos, corrente, bem como engrenagens, pedais, parafusos e cadeados, devem estar sempre limpos e lubrificados.
Evite lavar a bicicleta com máquinas de alta pressão. Muitas vezes um pano e o spray WD-40 é o suficiente. Além de lubrificar, o spray dos 2000 usos renova a bicicleta, eliminando a sujidade, tanto de superfícies plásticas como metálicas.
Evite deixar as peças de aço molhadas. A fim de evitar ferrugem, seque a bicicleta depois de cada lavagem.
A limpeza de rotina, contudo, não substitui uma revisão geral. Deve sempre levar a sua bicicleta a uma oficina para fazer uma revisão geral, no mínimo, uma vez a cada dois meses. Esta revisão inclui a realização da limpeza e da lubrificação de todas as peças e partes da bicicleta.
Manutenção da bicicleta:
Nunca deixe as peças, como os calços, se desgastarem. Cada elemento da bicicleta tem um tempo de uso recomendado. Por isso, troque-os assim que começar a verificar sinais de desgaste.
As partes móveis da bicicleta devem estar sempre apertadas e adaptadas ao ciclista. Isto garante o conforto enquanto se pedala e, claro, evitar qualquer tipo de acidente.
Nunca ande de bicicleta com a engrenagem desalinhada, já que a corrente pode soltar-se facilmente.
Se tiver alguma dificuldade em desapertar um parafuso ou manusear uma peça oxidada, danificada ou bloqueada pela acumulação de sujidade, aplique um spray.
Não ande com luzes fracas: substitua as pilhas, se necessário.
Calibre e verifique a pressão dos pneus para evitar furos. Cuidado para não danificar a câmara de ar.
Quando a corrente da bicicleta está larga ou quando os elos não encaixam na roda, significa que esta está danificada. Logo, é necessário substituí-la.
No caso de a bicicleta ficar arranhada ou desgastada é recomendável pintar de imediato, de forma a impedir a sua oxidação. Para prevenir que plásticos, juntas, borrachas, rolamentos e peças metálicas ou cromadas da bicicleta se deteriorem, aplique, por exemplo, WD-40 Produto Multiuso, que as protege da humidade, evitando assim a sua oxidação.
Proteção da bicicleta:
Guarde a sua bicicleta num local interior, fechado e seco, pois deve ser mantida longe da humidade para não oxidar. É importante também resguardá-la da exposição direta ao sol. Os raios ultravioletas podem fazer com que a pintura perca a cor e as peças de borracha ou de plástico estalem.
Evite que a bicicleta fique próxima de motores elétricos, uma vez que as emissões de ozono podem afetar as borrachas e a pintura.
Não é apropriado cobrir a bicicleta com plástico, visto que a humidade que se gera pode provocar a oxidação do material.